“Helena Blavatsky, A Voz do Silêncio” retorna a São Paulo e encanta público com monólogo de Beth Zalcman

 


O monólogo Helena Blavatsky, A Voz do Silêncio, protagonizado por Beth Zalcman e dirigido por Luiz Antônio Rocha a partir do texto de Lucia Helena Galvão, retorna a São Paulo para curta temporada no Teatro B32 até 20 de setembro. Com mais de 200 apresentações pelo Brasil e público superior a 100 mil espectadores, a peça reafirma a atualidade do pensamento de Blavatsky e a força da encenação brasileira.

O espetáculo mergulha no universo da filósofa russa Helena Blavatsky, discutindo diálogos entre ciência, religião, história e filosofia, a busca pelo conhecimento, a condição feminina e sua capacidade transformadora em meio às adversidades. Para o diretor Luiz Antônio Rocha, apresentar Blavatsky hoje é especialmente relevante: “Em um momento de caos mundial, no qual fundamentalismo, tecnologias e crises políticas e climáticas invadem nossa dignidade, o pensamento de Blavatsky nos lembra que nenhuma mudança exterior acontece sem um impulso interno.”

Beth Zalcman, premiada por sua interpretação, afirma que o papel é um convite ao autoconhecimento: “Blavatsky me fez refletir, me despir de minhas vaidades e mergulhar na alma que deixamos adormecida, para assim perceber melhor a humanidade. É um texto belíssimo que instiga as pessoas a saírem transformadas do teatro.”

Visionária e libertária, Blavatsky desafiou os padrões do século XIX, enfrentou preconceitos e percorreu o mundo em busca de conhecimento filosófico, espiritual e esotérico, do Oriente Médio à Índia, estudando sob orientação de mahatmas no Tibete e fundando a Sociedade Teosófica em Nova York, que depois se transferiu para a Índia, impulsionando o interesse por religiões orientais e ocultismo moderno. Sua obra-prima, A Doutrina Secreta, influenciou cientistas como Robert Oppenheimer e Thomas Edison, escritores como Fernando Pessoa, Tolstói e James Joyce, além de artistas e líderes espirituais ao redor do mundo.

A encenação, com duração de 60 minutos, transporta o público para o quarto de Blavatsky em Londres, no último dia de sua vida, revisitanto memórias e experiências acumuladas em viagens pelo mundo. A direção de arte e os figurinos inspiram-se no sfumato de Leonardo Da Vinci e em pinturas de Édouard Manet, reforçando a atmosfera contemplativa e poética do espetáculo.

Serviço
Helena Blavatsky, A Voz do Silêncio
Datas: 6, 7, 12, 13, 14, 19 e 20 de setembro/2025
Horários: sextas e sábados às 20h; domingos às 18h
Local: Teatro B32 – Rua Lício Nogueira, 92, Itaim Bibi, São Paulo/SP (acesso pela Av. Faria Lima, 3732)
Ingressos: a partir de R$ 50 – venda pela plataforma INTI https://teatrob32.byinti.com/#/ticket/
Classificação etária: 12 anos
Contato: [email protected] | Instagram: @helenablavatskyavozdosilencio @animaapeca @bethzalcman @luiz.antonio.rocha @profluciahelenagalvao @teatrob32
Realização: Espaço Cênico, Teatro em Conserva e Mímica em Trânsito