A comédia de ação “C.I.C. – Central de Inteligência Cearense”, dirigida por Halder Gomes e estrelada por Edmilson Filho no papel do primeiro superespião brasileiro, o Agente Karkará, ganhou nova data de estreia e chega aos cinemas em 28 de agosto. O longa é uma produção da Paris Entretenimento, em coprodução com a Globo Filmes, Globoplay e o Fundo Setorial do Audiovisual (FSA), com distribuição da Paris Filmes.
Conhecido como o “007 dos trópicos”, o personagem encara missões arriscadas e vilões implacáveis com coragem, carisma, humor e o apoio de sua poderosa mão biônica. A trama acompanha mais uma aventura do Agente Karkará, que é convocado para investigar o assassinato de um cientista brasileiro envolvido em um projeto internacional. O espião precisa solucionar o crime e recuperar informações sigilosas antes que caiam em mãos erradas — tudo isso em tempo recorde para conseguir embarcar em suas tão esperadas férias.
Para enfrentar os vilões Cortez (André Segatti) e Koorola (Tóia Ferraz), Karkará contará com a ajuda dos agentes Romerito (Gustavo Falcão), do Paraguai, e Mikaela (Alana Ferri), da Argentina, além da equipe da Central de Inteligência Cearense, formada por Espírito Santo (Nill Marcondes), Divina (Monique Hortolani) e a inteligência artificial Mazé (Valéria Vitoriano).
O longa é fruto da parceria de longa data entre Halder Gomes e Edmilson Filho, que já conquistaram o público com filmes como Cine Holliúdy, O Shaolin do Sertão e Bem-vinda a Quixeramobim. Dessa vez, a dupla reúne suas grandes paixões — cinema, artes marciais e humor — em uma produção que mistura ação eletrizante e comédia popular. Amantes do taekwondo, Halder e Edmilson imprimem no filme a experiência de décadas nos tatames, com cenas de luta que unem coreografia precisa, comicidade e intensidade dramática.
Edmilson Filho, que também assina a coreografia das lutas como action designer, destaca que cada movimento foi pensado para refletir a personalidade dos personagens e o ritmo da história. “Sempre levei as cenas de luta como uma dança: tem ritmo, precisão e entrega. Quis estar na linha de frente da ação, vivendo cada momento junto do personagem”, conta o ator.
Embora a narrativa se passe em diferentes países da América do Sul e da África, todas as filmagens foram realizadas no Ceará, em locações escolhidas para representar esses cenários internacionais. “Eu fiz questão de colocar o Ceará em tudo: no jeito de falar, na gíria, no improviso, na malícia e até na torcida pelo Fortaleza. Mesmo sendo um filme internacional, viajamos dentro do Ceará para criar esse universo”, revela Edmilson.
Além de Edmilson Filho, o elenco conta com Alana Ferri, Tóia Ferraz, Gustavo Falcão, Nill Marcondes, Monique Hortolani, André Segatti e Valéria Vitoriano. A equipe técnica reúne nomes como Carina Sanginitto (direção de fotografia), Juliana Ribeiro (direção de arte), Chris Garrido (figurino), Emi Sato (caracterização), Helgi Thor (montagem) e Herlon Robson Braz (trilha sonora original).
“C.I.C. – Central de Inteligência Cearense” reforça o compromisso da Paris Entretenimento em diversificar o cinema nacional, em parceria com a Globo Filmes, Globoplay e a Paris Filmes, levando às telas uma comédia de ação inédita, repleta de brasilidade e feita para conquistar o grande público.
