Ícones da música sertaneja, Chitãozinho & Xororó celebram nesta quinta-feira (28) os 55 anos de carreira em uma edição especial do programa The Noite com Danilo Gentili, no SBT. A dupla relembrou momentos decisivos da trajetória, marcada por recordes, reinvenções e sucessos que atravessam gerações.
No bate-papo, os irmãos recordaram os desafios do início, quando enfrentaram preconceito e dificuldades para se firmar no mercado. A virada aconteceu em 1982, com o lançamento de “Fio de Cabelo”, considerado o primeiro grande sucesso nacional da dupla.
“Durante todos esses anos, apareceram músicas incríveis. O nosso primeiro grande sucesso nacional foi em 1982, com Fio de Cabelo. Depois disso, muitas pessoas passaram a mandar músicas para a gente, e conseguimos gravar de forma que elas tivessem um apelo bastante popular”, relembrou a dupla.
Eles ressaltaram ainda a importância de compositores na construção do repertório:
“Temos muita sorte também. Graças aos compositores, recebemos muitas músicas e tivemos a felicidade de escolher algumas que fizeram sucesso.”
O apoio de Silvio Santos
Outro marco da trajetória foi o programa semanal oferecido por Silvio Santos, nos anos 80, no auge do sucesso de Fio de Cabelo.
“Lembro muito bem: o Silvio chamou a gente no escritório dele, na Vila Guilherme. Disse: ‘Quero dar para vocês um programa semanal.’ Naquela época, o Brasil inteiro cantava Fio de Cabelo, mas não sabia quem era o artista que cantava. Ele disse: ‘Quero fazer na televisão o que as rádios fazem com as duplas sertanejas.’ Todo domingo vocês vão ter um programa antes do meu. Era só meia hora, mas divulgou nossa imagem para o Brasil inteiro”, contaram.
Novos projetos e agenda internacional
Mesmo após mais de cinco décadas, Chitãozinho & Xororó seguem em plena atividade. O álbum mais recente, “José & Durval”, reúne 15 faixas inéditas e traz uma sonoridade mais pop. A dupla também se prepara para uma turnê em Portugal, nos dias 24 e 25 de outubro, e para o lançamento do cruzeiro temático “ChX – Uma História de Sucesso”, que acontece de 15 a 18 de novembro, no Brasil.
“Evidências”: hino atemporal
Símbolo da carreira da dupla, “Evidências” segue como fenômeno cultural e será homenageada no programa desta noite, com interpretações em diferentes idiomas. A canção, lançada em 1990, tornou-se presença obrigatória em estádios, bares e karaokês dentro e fora do Brasil.
Dedicação e autenticidade
Questionados sobre a longevidade da carreira, os sertanejos apontaram a paixão pela música como a principal motivação.
“A música, para a gente, sempre foi paixão desde crianças. Nos primeiros dez anos sofremos muito porque não conseguíamos fazer o que queríamos. Sempre tivemos uma cabeça um pouco diferente em relação à música daquela época. Felizmente, o que a gente curtia fazer começou a dar certo, então uniu o útil ao agradável.”
Para eles, o sucesso sempre foi consequência do trabalho:
“O resultado, o sucesso e até mesmo o dinheiro sempre foram consequência do trabalho.”
O The Noite é exibido de segunda a sexta-feira, no SBT, e vai ao ar hoje a partir das 00h45.
.jpg)