Possível reencontro no Peru? Edgar Vivar abre as portas para reencontrar Chiquinha e Kiko

Ator que viveu o Sr. Barriga em Chaves retorna ao Peru e comenta o carinho do público e a possibilidade de um reencontro com María Antonieta de las Nieves e Carlos Villagrán.

O ator mexicano Edgar Vivar, eternizado como o Sr. Barriga e também como o Nhonho em Chaves, está de volta ao Peru, país que sempre teve papel especial em sua carreira. Em entrevista ao programa En Escena, da rádio RPP, Vivar relembrou a profunda conexão entre o humorístico criado por Roberto Gómez Bolaños e o público peruano — e falou sobre a possibilidade de um reencontro com María Antonieta de las Nieves (a Chiquinha) e Carlos Villagrán (o Kiko), que também estão em temporada de espetáculos no país.

“Sabia que María Antonieta estaria aqui, porque vivemos no México e ainda temos contato. Já o Carlos, eu descobri que estava no Peru só depois que cheguei. É uma coincidência maravilhosa. Quem sabe a gente consiga se encontrar, mas as agendas estão bem apertadas”, comentou.

Primeira vez no Peru foi marcante para o elenco

Durante a conversa, Edgar Vivar destacou que o Peru foi o primeiro país da América do Sul a receber uma turnê oficial do elenco de Chaves, nos anos 1970, e que isso marcou a trajetória internacional do programa.

“É minha vigésima primeira visita ao Peru. A primeira foi no Coliseu Amauta. Desde então, tenho vindo tanto a trabalho quanto para visitar essa terra maravilhosa”, disse o ator.

Ele também lembrou com carinho de uma entrevista histórica feita pelo jornalista peruano Pepe Ludmir, ainda na década de 70, que conseguiu reunir todo o elenco no cenário original do programa. Segundo Vivar, esse encontro teve um papel decisivo na popularização do seriado em toda a América Latina.

Multidão invadiu a pista do aeroporto

Vivar compartilhou ainda uma curiosidade marcante da primeira visita ao Peru: quando o avião pousou no antigo Aeroporto Jorge Chávez, uma multidão invadiu a pista de pouso, tão ansiosos estavam para receber os atores de Chaves.

“Tivemos que abortar o pouso, voltar para o ar, e só depois de evacuarem o local conseguimos descer. Aquele dia foi inesquecível”, contou, entre risos.

Sem contato com Florinda Meza

Questionado sobre sua relação com Florinda Meza, viúva de Bolaños e intérprete de Dona Florinda, Vivar disse que se dá bem com ela, mas que não há mais contato entre os dois.

“Soube pela imprensa que ela lançará um documentário, mas não nos falamos há muito tempo. Não vejo motivo para procurar contato. Imagino que ela já esteja sendo muito procurada pela mídia, e não quero contribuir para isso”, afirmou.

“Me dou bem com os que ainda estão vivos. Chega um momento da vida em que mágoas e invejas pesam muito. Melhor deixar isso pra lá.”

Por que parou de interpretar seus personagens

Mesmo com o carinho do público, Edgar Vivar explicou que deixou de interpretar o Sr. Barriga e o Nhonho há mais de 20 anos, por uma escolha pessoal e ética.

“Decidi parar por respeito ao personagem, ao público e a mim mesmo. Sejamos realistas: Deus perdoa tudo, mas o tempo não”, concluiu.