O Festival de Cinema de Gramado, o mais tradicional do país, acaba de dar mais um passo em direção à sustentabilidade. A organização do evento anunciou uma parceria inédita com a Tereos, uma das líderes na produção de açúcar, etanol e bioenergia no Brasil, para a neutralização de 100% das emissões de carbono geradas pelo consumo de energia elétrica do festival. A ação será realizada durante a 53ª edição do evento, marcada para acontecer entre os dias 13 e 23 de agosto, na charmosa Serra Gaúcha, com abertura oficial no dia 15.
A compensação das emissões será feita com base em créditos de energia renovável, fornecidos pela Tereos e certificados internacionalmente pelo sistema I-REC, que assegura que a energia utilizada é proveniente de fontes limpas. No caso da Tereos, a geração de energia se dá a partir da biomassa da cana-de-açúcar, reforçando o compromisso da companhia com soluções sustentáveis.
“O Festival é um evento inclusivo e cada vez mais sustentável. A parceria com a Tereos é mais uma ação importante nesta conquista”, afirma Rosa Helena Volk, presidente da Gramadotur, autarquia responsável pela organização do festival. A parceria também foi celebrada por Gustavo Segantini, diretor comercial da Tereos: “Somos pioneiros no setor sucroenergético a neutralizar emissões de carbono no setor de eventos, o que reafirma nosso compromisso com a sustentabilidade e a transição energética. Com essa nova parceria, ampliamos o impacto positivo de nossas iniciativas e avançamos em nossa jornada para construção de um futuro mais verde”.
Com direito à transmissão ao vivo pelo Canal Brasil e pelo YouTube oficial do festival, a cerimônia deste ano é apresentada pelo Ministério da Cultura, Secretaria de Estado da Cultura e Petrobras, por meio da Lei de Incentivo à Cultura. A edição conta ainda com patrocínio master do Gav Resorts, apoio de marcas como Stella Artois Pure Gold, Globo Filmes, Miolo e Brutal Fruit, além da Tereos como Parceiro Sustentável.
A Tereos, que atua em 38 unidades industriais espalhadas por 14 países, tem atuação destacada no Brasil com sete unidades de processamento no noroeste paulista e ampla produção de açúcar, etanol, energia limpa e amidos. Só em 2024/25, o grupo alcançou um faturamento global de €5,9 bilhões, reforçando sua posição como referência em soluções sustentáveis no setor agrícola e energético.
Com essa aliança, o Festival de Cinema de Gramado não apenas reafirma sua importância para o cinema brasileiro, mas também sinaliza um futuro mais verde e comprometido com o meio ambiente. Para mais informações sobre a programação da 53ª edição, acesse: festivaldecinemadegramado.com.
.jpg)