Glória Pires e Bianca Bin estrelam 'Tristeza em Pó', filme sobre o caso 'Monstro da Mamadeira'

 


Baseado em livro de Daniele Toledo, longa-metragem dirigido por Fabrício Bittar reconta bastidores da acusação histórica que chocou o país e debate o impacto da cobertura midiática.

Por Jean Chambre — São Paulo

25/06/2026 20h35 — Atualizado há alguns segundos

O cinema de ficção baseado em crimes e erros judiciais reais (true crime e dramas humanos) ganha uma de suas produções mais densas e aguardadas do mercado audiovisual brasileiro. As atrizes Glória Pires e Bianca Bin deram início oficial às filmagens de “Tristeza em Pó”, novo longa-metragem nacional produzido pela Clube Filmes.

O roteiro é uma adaptação direta do livro homônimo escrito por Daniele Toledo e resgata um dos episódios de maior comoção e erro de julgamento público da crônica policial do país: o caso que ficou conhecido nos jornais dos anos 2000 como o “Monstro da Mamadeira”.

A engenharia do enredo reconta a trágica trajetória de Daniele Toledo, uma mãe que foi sumariamente acusada, linchada pela opinião pública e presa sob a suspeita de ter provocado a morte da própria filha em um hospital colocando cocaína na mamadeira da criança. O caso — que posteriormente se provou um trágico erro médico e uma denúncia infundada — levantou debates nacionais profundos sobre o sensacionalismo na imprensa, o impacto da exposição precoce e a destruição da dignidade humana antes do devido processo legal.

Bianca Bin assume papel central e Glória Pires vive jornalista

Na divisão do elenco de alta prateleira, Bianca Bin assume a responsabilidade dramática de dar vida à protagonista Daniele Toledo, mostrando o calvário psicológico e físico da acusada.

Glória Pires interpretará uma jornalista de peso, cujo arco dramático sintetiza a ferocidade e os dilemas éticos da cobertura da grande mídia e da imprensa investigativa que abastecia os noticiários da época.

“Essa é uma narrativa que vai muito além do caso frio que chegou às manchetes de jornais. O filme propõe um olhar clínico para as pessoas reais por trás dele, para as consequências psicológicas de uma acusação injusta e para as cicatrizes indeléveis que ficam após a exposição pública crônica”, analisa o diretor Fabrício Bittar.

Reencontro histórico de elenco e cronograma

A direção do projeto fica a cargo de Fabrício Bittar, cineasta que vem pavimentando espaço no mercado por sua transição entre gêneros e dramas de forte apelo biográfico, como os longas “Inexplicável”, “O Rei da Internet” e a série dramática inédita “Quando Ela Desaparecer”, desenvolvida como conteúdo exclusivo para o Globoplay.

O projeto marca ainda uma curiosa engenharia de bastidores: um reencontro profissional entre Bittar e Glória Pires. Há mais de três décadas, os dois dividiram os estúdios da TV Globo nas novelas “Mico Preto” (1990) e no clássico “Mulheres de Areia” (1993), épocas em que Fabrício atuava na frente das câmeras como ator mirim. Agora, a dinâmica se inverte com o profissional comandando a veterana a partir da cadeira de direção.

A Clube Filmes confirmou que os trabalhos de captação e rodagem de cenas seguirão ao longo do segundo semestre de 2026, montando o cronograma de pós-produção para garantir a estreia oficial do longa nos cinemas de todo o país em 2027.