Globo resgata fase esquecida do Sítio do Picapau Amarelo

 


Uma temporada praticamente “esquecida” do Sítio do Picapau Amarelo finalmente vai ganhar sua primeira grande reprise. A TV Globo On, canal internacional da emissora para Angola e Moçambique, exibirá a temporada de 2007 da série infantil a partir deste mês, de segunda a sexta-feira, às 12h10, dentro de uma estratégia de valorização do catálogo clássico da emissora.

Além do Sítio, a programação também incluirá a reprise do seriado “Sandy & Junior”, outro fenômeno da teledramaturgia juvenil dos anos 1990 e 2000, ampliando a aposta da Globo em conteúdos de forte apelo nostálgico para o público lusófono fora do Brasil.

A temporada de 2007 do Sítio do Picapau Amarelo ocupa um lugar peculiar na história da atração. Exibida originalmente dentro do TV Xuxa, ela marcou uma tentativa de aproximar a série das obras literárias originais de Monteiro Lobato, após anos em formato mais livre. Todas as histórias do ano foram baseadas diretamente nos textos do autor, começando pela trama “O Saci Contra-Ataca”, exibida em 25 capítulos, com forte presença do folclore brasileiro.

Essa fase também trouxe uma renovação completa no elenco principal. Raquel de Queiroz assumiu o papel de Narizinho, enquanto Vitor Mayer passou a interpretar Pedrinho. Bete Mendes viveu Dona Benta, Rosa Marya Colin foi Tia Nastácia, Solange Couto deu vida à Cuca e Tatyane Goulart assumiu a personagem Emília. O elenco de apoio reunia nomes como Agildo Ribeiro, Eri Johnson, Gésio Amadeu, Humberto Carrão, Kiko Mascarenhas, Nelson Xavier e Fabrício Boliveira, que interpretava o Saci.

Apesar da importância artística, essa temporada quase não teve circulação em reprises no Brasil. Quando o Canal Futura exibiu o Sítio a partir de 2008, apenas as temporadas de 2001 a 2004 foram licenciadas. As fases de 2005 e 2006, em formato de novela, ficaram de fora por serem consideradas “fortes” para o perfil educativo do canal. A temporada de 2007 também não foi incluída.

Em 2010, o canal Viva chegou a exibir as temporadas de 2005 a 2007, mas interrompeu a reprise no meio do ciclo. O Gloob conseguiu, a partir de 2012, exibir todas as fases do programa, inclusive a última, mas a exibição foi encerrada em 2016. A TV Cultura também exibiu parte do acervo em 2013 e 2015, graças a um acordo com a Globo, mas novamente sem completar toda a trajetória do seriado.

Assim, a exibição na TV Globo On África marca um movimento raro: pela primeira vez, a temporada de 2007 volta ao ar de forma estruturada e regular, agora voltada ao público de língua portuguesa fora do Brasil.

Para a Globo, a iniciativa reforça o valor do seu acervo infantil e juvenil como patrimônio cultural exportável. Para os fãs, especialmente os que cresceram com o programa, trata-se de uma chance de redescobrir uma fase do Sítio do Picapau Amarelo que, apesar de sua ambição literária e produção cuidadosa, acabou ficando à margem da memória televisiva brasileira.