A relação entre jovens, tecnologia e equilíbrio digital ganha espaço nas páginas da nova HQ “Desconectados?”, protagonizada pela Turma da Mônica Jovem. O projeto é uma iniciativa da Redes Cordiais, em parceria com o YouTube e a MSP Estúdios, e será lançado no dia 29 de outubro, às 10h30, na Gibiteca Henfil, em São Paulo. A publicação chega nas versões impressa e digital, propondo um diálogo direto com estudantes sobre o uso responsável das telas e o valor da leitura no cotidiano.
Com roteiro da própria MSP Estúdios, a história se passa em um ambiente escolar e acompanha os personagens ao descobrirem que o uso de celulares será proibido em um passeio da turma. A partir daí, o enredo mostra como a desconexão pode gerar descobertas significativas, reforçando a importância de equilibrar a vida digital e as experiências offline.
O lançamento integra a Semana Brasileira de Educação Midiática, que faz parte da Semana Global de Alfabetização Midiática e Informacional (MIL Week), evento internacional promovido pela UNESCO.
“A revista é uma oportunidade de dialogar com os estudantes sobre o uso equilibrado dos dispositivos digitais para além da simples proibição. Queremos incentivar escolhas conscientes e saudáveis, que promovam uma leitura crítica do contexto em que vivemos e a reflexão sobre o que é ser um cidadão digital atuante e responsável”, explica Januária Cristina Alves, coordenadora do Pequenos Cordiais, núcleo infantojuvenil da Redes Cordiais.
Para a MSP Estúdios, o projeto reforça o compromisso dos personagens com temas contemporâneos. “A Turma da Mônica Jovem empresta seu carisma para um desafio importante: estimular a leitura em tempos de intensa conexão digital”, afirma Marina Sousa, diretora executiva do estúdio.
O YouTube, que financia o projeto, destaca o papel da iniciativa em sua política de responsabilidade digital. “Integrado à nossa abordagem responsável no ecossistema, o YouTube apoia diversas iniciativas de educação midiática. Essa atuação reflete a preocupação constante em incentivar o uso equilibrado das telas por crianças e adolescentes”, afirma Luana Nazareth, gerente de parcerias de conteúdo infantojuvenil da plataforma.
A HQ será distribuída inicialmente para alunos da EMEF Brigadeiro Faria Lima (SP) e, posteriormente, para escolas públicas e privadas em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. Outras cidades poderão participar por meio de parcerias locais.
Além da história em quadrinhos, o evento contará com a participação da Imprensa Jovem da EMEF Brigadeiro Faria Lima, reforçando a importância da escuta e da produção midiática entre estudantes.
O projeto marca mais um passo das iniciativas brasileiras voltadas à educação midiática, conectando o universo lúdico da Turma da Mônica Jovem ao debate sobre comportamento digital, responsabilidade e cidadania online.
