A 53ª edição do Festival de Cinema de Gramado, que acontece entre os dias 13 e 23 de agosto na serra gaúcha, contará com uma forte presença da Globo Filmes na programação. A coprodutora chega ao evento com três produções de peso, além de ações especiais voltadas à formação audiovisual e ao reconhecimento de grandes nomes do cinema.
A abertura do festival, no dia 15 de agosto, fica por conta de “O Último Azul”, novo longa do premiado diretor Gabriel Mascaro. O filme, que arrebatou a crítica nacional e internacional, conquistou o Urso de Prata no Festival de Berlim e venceu o prêmio de Melhor Filme Ibero-Americano de Ficção e Melhor Interpretação para Denise Weinberg no Festival de Guadalajara. Ambientado em uma Amazônia quase distópica, o drama acompanha Tereza, uma mulher de 77 anos que parte em uma jornada para realizar seu último desejo antes de um exílio compulsório imposto a idosos pelo governo.
A produção é uma parceria entre Brasil, México, Chile e Países Baixos, com a Globo Filmes assinando a coprodução brasileira ao lado da Desvia Filmes. A distribuição no Brasil é da Vitrine Filmes.
Antes da exibição, Rodrigo Santoro, um dos protagonistas do longa, será homenageado com o Kikito de Cristal, honraria máxima do festival concedida a artistas que marcaram o audiovisual nacional e internacional com suas trajetórias.
Outro destaque da Globo Filmes na mostra é o documentário “Para Vigo Me Voy”, dirigido por Lírio Ferreira e Karen Harley. O filme, que estreia no Brasil no dia 20 de agosto, integra a mostra competitiva de longas documentais. Após uma estreia mundial no Festival de Cannes, o longa chega ao país com grandes expectativas, ao abordar a vida e a obra do aclamado cineasta Cacá Diegues. A produção é da Coqueirão Pictures com coprodução da Globo Filmes, GloboNews, Raccord, Sinédoque e Dualto Produções. A distribuição nacional é da Gullane+.
Já a animação “Arca de Noé”, dirigida por Sérgio Machado e Alois Di Leo, será exibida na mostra Cinema nos Bairros, que leva o festival para diferentes regiões da cidade, promovendo o acesso ao cinema. Inspirado na obra de Vinicius de Moraes, o longa será exibido em escolas municipais nos dias 19, 21 e 22 de agosto, e é uma coprodução da Globo Filmes com Gullane, VideoFilmes, Telecine, Symbiosys e Imagem Filmes.
A Globo Filmes também amplia sua atuação no festival com o apoio à Mostra Educavídeo, que exibe curtas produzidos por estudantes da rede pública de Gramado. A coprodutora premiará os dez melhores projetos e distribuirá brindes aos jovens realizadores, reforçando seu compromisso com a formação de novos talentos no audiovisual brasileiro.
Com mais de 25 anos de atuação, a Globo Filmes soma mais de 500 longas em seu portfólio e 260 milhões de espectadores acumulados. Seu catálogo vai de recordistas de bilheteria como Tropa de Elite 2 e Minha Mãe é uma Peça 3 a sucessos premiados como Cidade de Deus, Bacurau e Que Horas Ela Volta?.
A participação no Festival de Gramado reforça a missão da Globo Filmes de investir em diversidade, qualidade e alcance no cinema nacional — com obras que emocionam, provocam e refletem o Brasil em todas as suas dimensões.
