O Jornalista Fefito foi entrevistado por Ricardo Tofanelo e contou tudo em primeira mão ao Trambicast.
E entrevista com o Fefito , qual é o seu nome? Fernando, você acredita que as pessoas acham que é Felipe, mas é Fernando. Fernando fazer o quê? Oliveira. E as pessoas já me transformaram no apelido, então já virei Fefito.
Quando você virou Fefito?
Eu virei Fefito em dois... Ah, eu virei meio por culpa da katia Fonseca e da Cris Flores. Meu Twitter era Fefito, mas só uma pessoa me chamava de Fefito, e como é Fernando Oliveira do Abravoó , eu coloquei o Twitter de Fefito , e as pessoas que me seguiram me chamaram de Fefito .
Acho que dois mil e cinco... Não, dois mil e oito, dois mil e nove, mais ou menos. Tem tempo que eu virei o apelido. Então foi a Katia fonseca que começou... A katia e a Cris Flores , que eu fazia hoje em dia, e o programa Mulheres também, e aí virou.
Fefito, entrei quantos anos? Quarenta e dois. E de profissão? Vinte. Você é jornalista, é isso? Jornalista, pós -graduado e com mestrado, por incrível que pareça eu sou um jornalista sério.
Quais veículos você já trabalhou ?
Folha de São Paulo, Estadão, Istoé, Uol, Terra, Ig... TV Gazeta, TV Brasil, Rádio TV. Acho que esse, se eu esqueci algum, não me lembro, mas é esse.
Da onde nasceu sua paixão pelo jornalismo ?
Cara, minha paixão pela televisão, eu descobri que era o que eu não ia fazer, aí eu comecei a escrever sobre bastidores de televisão.
Acho que era mais sobre a possibilidade de estar nesse mundo, e acabei indo para a TV.
E você fala de celebridades, é isso? Não, eu falo mais de bastidores de televisão e trabalho dos outros. Mas se tiver que falar da vida dos outros, também a gente se fala.
Você acha que isso é um jornalismo sério?
É. Por quê? Porque a gente apura a notícia, antes mais nada. A gente quer saber a notícia e quer saber o que é fato, o que é... não é fato. O que é fofoca é o que um vizinho conta.
Tudo o que é notícia é verificado. Então, desde que seja uma notícia política, de esportes ou de celebridades, tem que ser verificada. Jornalismo tem isso. A gente tem a obrigação de verificar a notícia.
Você tem informantes ?
Pessoas que te passam informações? Já tive mais, assim. Eu agora estou numa fase mais tranquila da minha vida, mas tenho. Tem sempre alguém que chega pra me contar, mas que me irrita muito quando chega alguém e diz assim, aí tem uma coisa pra te contar, mas não é isso que tem que ser jornalista, então vai se ferrar.
Me diz uma coisa, qual foi o assunto que você já deu sobre algum artista que já incomodou algum incômodo e qual foi o assunto?
Ah, e quando eu revelei os finalistas e o campeão do Masterchef e os jurados ficaram bem bravos comigo.Mas já passou. Faz muitos anos.
Que ano foi isso?
Nossa, foi a segunda edição do Masterchef. Faz muito tempo. E você estava em qual emissora? Eu publiquei... Eu estive na Gazeta na época, mas publiquei no jornal agora .
Quando eu tinha coluna. Olha aí o jornal agora. Eu esqueci também do jornal.
Muito se falou, Fefito. Quando você estava na Gazeta, você saiu e foi para a Rede TV . Algumas coisas eu quero falar sobre isso…Primeiro, eu li uma matéria que você sabia que tinha um certo desconforto . Como é Nelson Rubens? Não, não. Calma que eu já vou chegar no Nelson. Foi na estreia na Rede Tv que você não fez no estúdio. Você fez lá no corredor, certo?
Sim. Foi uma decisão sua, da direção?
Não era no corredor, na verdade. Era na parte da redação. A ideia, na verdade, acabando desconcretizando, era fazer um TMZ brasileiro. Direto da redação da Rede TV. E eu queria ter cenário fixo, para poder usar a roupa que eu quisesse. Porque o croma tem muitas restrições. E na verdade, havia uma restrição , que poucas pessoas falavam disso na época , tinham duas câmeras fechadas e uma câmera aberta, então não tinham uma câmera fechada em mim.
Então, por uma limitação técnica, a gente foi para o cenário físico. Então, isso foi legal, mas depois eu acabei indo para o croma igual.
Você ficou quanto tempo no TV Fama?
Três anos. Três anos.
E aí, depois saiu também uma notícia que você teria brigado com o Nelson Rubens?
Sim, briguei
Você pode contar para a gente a verdade o que aconteceu entre você e o Nelson Rubens?
Ah, eu só não gostei do jeito que ele tratou os outros. E como ele trata os outros ? Mal. Trata os outros mal, então... E ele achou que por ser um medalhão, poderia falar o que queria, falar do jeito que queria para os outros.
Então, eu prefiro defender os outros, mas tudo bem. O tiro saiu pela colatra, na minha defesa. Desde que a idade custa caro hoje em dia, mas está tudo certo.
Em algum momento ele te desrespeitou como profissional?
Vários, vários.
Você pode citar um?
Ah, quando eu defendi alguém ele falou todo mundo que treinou comigo, todo mundo que brigou comigo e acabaram me demitido.
E eles alegaram o que?
Corte de custos. E tudo bem, eu acredito. Teve fama que perdeu dois dias da semana. Acho que isso acontece. As coisas têm um ciclo para acontecer. Sou muito grato, eu nunca trabalhei tão feliz quanto eu trabalhei lá.
Você viu Nelson Rubens como jornalista sério ? Ou já foi?
Eu vejo ele como alguém que precisa se atualizar e tratar melhor as pessoas. Você não é sério, não é sério. Acho que a carreira dele está aí para provar, ele é sério.
Só que eu acho que ele precisa se atualizar com os dias de hoje. Aí, com a sua saída da Rede Tv, você voltou para a Gazeta, né? O que aconteceu, Fefito? Que foi tão pouco tempo.
Eu fui palavrado com uma outra emissora.
Qual?
Eu não posso falar.
Fala pra gente?
Vou falar em primeira mão eu estava apalavrado com a Band, estava tudo certo minha ida para o canal
Foi tudo meu, estava errado?
. Na Band não sei dizer, mudaram as coisas por lá E na Gazeta também o clima não favoreceu muito dessa vez. Tinha uma sabotagem bem grande na minha direção.
O fato de eu ser um ativista LGBT me atrapalha mais do que me ajuda.
Você já teve algum processo por conta de notícias das celebridades?
Nunca, já fui processado por extremistas de direita, ganhei todos os processos.
Fefito, entre todos os artistas que assim têm ... Já teve algum, por exemplo, que entrou em contato com você para você implantar alguma fofoca a fim de que eles serviram na notoriedade?
Vários, mas aí a gente pensa qual é a real intenção. Às vezes a gente dá, mas aí se a intenção não é muito boa ou é para falar mal de outra pessoa, eu não publico. Então já tive atista que brigou com alguém e quis habilidades outra pessoa com alguma publicação maldosa, vou dizer assim.
Projetos?
Os meus projetos já são para pagar minhas contas, literalmente, e com esse negócio tentando família . Eu não tenho planos ambiciosos, eu não tenho planos de ser famosos, não sei o que, meus projetos são pagar minhas contas e sobreviver sobrevivendo, e isso é cada vez mais difícil ultimamente.
Obrigado. Fefito, posso publicar tudo o que você quiser. Obrigado.






