“Ritas” é o documentário brasileiro mais visto nos cinemas em 2025
- Jean Chambre
- 18 de jun.
- 6 min de leitura

“Ritas”, longa-metragem que leva para as telonas a última entrevista inédita e diversas facetas de Rita Lee, é oficialmente o documentário brasileiro mais assistido nos cinemas em 2025. Antes de completar quatro semanas de exibição, o filme já levou mais de 33,2 mil espectadores ao circuito comercial. A informação, divulgada pela Biônica Filmes, distribuidora do documentário junto da Paris Filmes, reafirma a força do filme sobre a rainha do rock brasileiro e do cinema nacional mesmo em um momento de grande concorrência para produções internacionais no circuito de cinema.
Desde a última quinta-feira, o longa, de Oswaldo Santana e codirigido por Karen Harley, segue em cartaz em 36 salas e ampliou seu alcance com o lançamento em outras em 27 salas do Circuito Spcine, com direito a sessões seguidas de debate com o diretor. A primeira ocorreu no dia 12, no CCSP – Lima Barreto (12/06, às 19h), e a próxima acontecerá no CEU Butantã, no dia 18 de junho, às 17h.
Os espectadores do Circuito Spcine também poderão participar de sorteios para ganhar um cartaz oficial de "Ritas" nas 27 salas que exibem o filme. Os interessados que não estão em São Paulo e querem em garantir uma cópia do cartaz, podem também fazer o download da arte para impressão, disponibilizado na página oficial do filme no Instagram.
Antes de chegar ao circuito comercial, “Ritas” iniciou sua carreira no festival É Tudo Verdade, onde abriu a programação em São Paulo, com duas sessões esgotadas e mais de 700 espectadores, e lotou também as salas no Rio de Janeiro, já mostrando seu potencial ao conquistar público e crítica.
"Assisti sorrindo o tempo todo, feliz de estar vendo Rita Lee. Nunca existirá outra igual a essa. Desceu no Brasil esta alma, e veio para botar para quebrar. E botou para quebrar!”
Ney Matogrosso
“Ritas é a cara de Lee e, sendo assim, não poderia se deixar levar por uma bad trip, é sempre positivo e alto astral, como deveria ser.”
- Raíssa Ferreira, Feito por Elas
"Ritas é exatamente o que era Rita Lee: um ponto de luz dentro da cultura pop brasileira"
- Roberto Sadovski, Splash UOL
“Ritas” é uma produção Biônica Filmes em coprodução com 7800 Productions e Claro, com apoio Globo Filmes e DOT Cine. Realização Governo do Estado de São Paulo, Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, Governo Federal, Ministério da Cultura e Lei Paulo Gustavo e apoio de mídia do UOL. Codistribuição Biônica Filmes e Paris Filmes.
FICHA TÉCNICA
Direção: Oswaldo Santana
Codireção: Karen Harley
Roteiro: Oswaldo Santana, Karen Harley, Fernando Fraiha
Pesquisa: Antônio Venâncio e Eloá Chouzal
Produção: Bianca Villar, Fernando Fraiha, Karen Castanho
Montagem: Oswaldo Santana, AMC
Fotografia: Janice d’Avila
Arte: Ricardo H Fernandes
Animação: Gabriel Bitar
Desenho de Som: Fernando Henna, Henrique Chiurciu
Estúdio de Som: Confraria de Sons & Charutos
Mixagem: Daniel Turini, Fernando Henna
Colorista: José Francisco Neto, ABC
Coordenação de Pós-Produção: Beto Bassi
Estúdio de Imagem: DOT Cine
Produção Executiva: Anatalia Lyro, Beatriz Modenese e Isa Colombo
Produtor Associado: João Macedo
Produção de Distribuição: Barbara Sturm
Distribuição: Biônica Filmes e codistribuição Paris Filmes
SINOPSE
É no processo de “arqueologia pessoal”, que se apresenta através das brechas da vida, que a cantora Rita Lee mostra o que todos veem, de uma maneira que ninguém jamais viu: Rita poeta, compositora, instrumentista, escritora, eremita e musa. A vida pessoal de Rita e seu processo criativo são desvendados, revelando, assim, seu talento musical e sua capacidade de metamorfose no palco. A própria Rita guia a narrativa em entrevistas concedidas durante toda a sua carreira e depoimentos recentes e inéditos.
Oswaldo Santana | Diretor
Em sua primeira direção de longa metragem, Oswaldo Santana trabalha em diversas plataformas audiovisuais, com destaque para trabalhos de montagens de ficção, documentários e séries. Trabalhou como editor para os principais diretores de São Paulo, assinando a montagem de projetos como: “Tropicália”, “Bruna Surfistinha”, “Trinta”, “Natimorto”, “Ginga”, “PSI” (HBO), “Spectros” (Netflix), “Santo Maldito” (Disney+) e “Turma da Mônica - A Série” (Globoplay).
Karen Harley | Codiretora
Karen Harley iniciou sua carreira dirigindo curtas-metragens e trabalhou como montadora para diretores como Carlos Diegues, Fábio Barreto, João Jardim e Walter Carvalho. Foi montadora de grandes sucessos de crítica, como “Que Horas Ela Volta?”, de Anna Muylaert, “Big Jato”, de Cláudio Assis, “Zama”, de Lucrecia Martel, e “Cinema, Aspirinas e Urubus”, dirigido por Marcelo Gomes. Seu primeiro longa-metragem como diretora, “Lixo Extraordinário”, co-dirigido com João Jardim e Lucy Walker, teve sua estreia mundial no Festival de Sundance, onde venceu o Prêmio do Público de Melhor Documentário Internacional.
Biônica Filmes | Produtora
Fundada em 2012 por Bianca Villar, Fernando Fraiha e Karen Castanho, a Biônica Filmes consolidou-se como uma das principais produtoras do audiovisual brasileiro. Com um portfólio diversificado que inclui 18 longas-metragens e 4 séries, a Biônica é focada em filmes com potencial comercial e valor artistico. Entre suas conquistas mais recentes estão os longas “Chico Bento e a Goiabeira Maraviosa” (2025), que levou mais de 1 milhão de espectadores aos cinemas, e “A Melhor Mãe do Mundo” (2025), dirigido por Anna Muylaert - que estreou no Festival de Berlim (Berlinale) de 2025 e já conquistou 4 importantes prêmios. Em 2023, A Biônica lançou “Pedágio”, dirigido por Carolina Markowicz que estreou no Festival de Toronto (TIFF) e foi selecionado para mais de 70 festivais de cinema, conquistando 29 prêmios, incluindo Melhor Filme nos festivais de Roma, Ostende e Leeds, além do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro como Melhor Longa de Ficção, Melhor Direção e Melhor Roteiro. Ao longo dos últimos 12 anos, os filmes da Biônica Filmes já levaram mais de 7 milhões de pessoas às salas de cinema no Brasil, alcançando o topo das bilheteiras nacionais em três anos distintos, com Os Homens São de Marte… e é pra lá que eu vou”, Turma da Mônica - Laços e Turma da Mônica - Lições.
Em 2025, a produtora lança “Ritas”, documentário sobre Rita Lee e longa-metragem “O Filho de Mil Homens”, de Daniel Rezende.
Claro l Coprodutora
A participação na co-produção do filme 'Ritas' está em linha com a estratégia da Claro em apoiar o cinema nacional. Além de eventos e incentivos, a operadora ainda atua como co-produtora e colabora com produções locais e internacionais, apoiando filmes que buscam alcançar uma audiência maior no Brasil e em outros países da América Latina. Ao todo, já são cerca de 40 produções co-produzidas pela Claro, que incluem filmes premiados.
Globo Filmes | Apoio
Construir parcerias que viabilizam e impulsionam o audiovisual nacional para entreter, encantar e inspirar com grandes histórias brasileiras. É assim que a Globo Filmes atua desde 1998 como a maior coprodutora e uma das maiores investidoras do cinema brasileiro. Em 2023, completou 25 anos e chegou à marca de mais de 500 filmes no portfólio e mais de 260 milhões de público acumulado. Como produtora e coprodutora, seu foco é na qualidade artística e na diversidade de conteúdo, levando ao público o que há de melhor no cinema brasileiro: comédias, romances, infantojuvenis, dramas, aventuras e documentários. A filmografia vai de recordistas de público, como 'Minha Irmã e Eu' e ‘Os Farofeiros 2’, duas das maiores bilheterias nacionais pós-pandemia, ‘Tropa de Elite 2’ e ‘Minha Mãe é uma Peça 3’ – ambos com mais de 11 milhões de espectadores – a sucessos de crítica e público como ‘2 Filhos de Francisco’, ‘Marighella’, ‘Que Horas Ela Volta?’, ‘Pedágio’ e ‘Carandiru’, passando por longas premiados no Brasil e no exterior, como ‘Cidade de Deus’ – com quatro indicações ao Oscar – e 'Bacurau', que recebeu o prêmio do Júri no Festival de Cannes.
Sobre o Circuito Spcine
O Circuito Spcine é a rede de salas de cinema da Prefeitura de São Paulo. São 32 espaços espalhados principalmente por bairros que não têm salas comerciais, com ingressos a preços fixos, de R$ 2 (meia-entrada) e R$ 4 (inteira) nos Centros Culturais, além de sessões gratuitas nas salas de cinema dos CEUs e do Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes. Criado em 2016, ele tem como missão democratizar o acesso ao cinema e dar mais espaço para o cinema nacional. Com mais de 2 milhões de espectadores desde o início do projeto, o Circuito Spcine conta com equipamentos modernos para garantir som e imagem de qualidade, oferecendo semanalmente uma programação diversa com filmes nacionais e internacionais. O programa Circuito Spcine oferece uma experiência total do cinema, com projetores digitais de alta tecnologia e programação regular e de qualidade. Há espaço para filmes de todos os gêneros e formatos, do infantil ao terror, do autoral ao comercial. A programação conta com aproximadamente 200 sessões semanais.
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