Atleta do Sesi-SP garante bronze no individual geral, bronze na trave e prata por equipes. Próximo desafio da Seleção Brasileira será em Roterdã, em outubro.
Por Jean Chambre — Rio de Janeiro
22/06/2026 19h49 — Atualizado há alguns segundos
A ginástica artística brasileira consolidou sua posição como uma das maiores potências esportivas das Américas. No encerramento do Campeonato Pan-Americano de Ginástica Artística de 2026, realizado no Rio de Janeiro, a ginasta Thaís Fidelis foi o grande destaque da delegação nacional ao cravar uma sequência de apresentações consistentes e garantir três medalhas para o país, além de assegurar a classificação do Brasil para o próximo Campeonato Mundial da modalidade.
Atleta vinculada ao Sesi-SP, Thaís confirmou seu retorno gradual e bem-sucedido à elite do alto rendimento internacional.
A ginasta subiu ao pódio individual ao conquistar a medalha de bronze no individual geral (soma das notas de todos os aparelhos) e repetiu a dose com mais um bronze na final da trave de equilíbrio. Ela ainda disputou a final do solo e foi peça-chave na conquista da medalha de prata por equipes junto à Seleção Brasileira, resultado que carimbou a vaga do país no torneio global.
Regularidade tática e vaga garantida na Holanda
A estabilidade técnica ao longo dos três dias de torneio na capital fluminense foi celebrada pela atleta, que destacou o papel da trave como seu principal motor de pontuação no Pan.
“Consegui me manter consistente no individual geral, com séries sólidas em todos os aparelhos, principalmente na trave, que me ajudou bastante na soma final. Estou muito feliz com o que apresentei, tanto individualmente quanto pela equipe. Garantir a vaga para o Mundial e voltar a competir em alto nível internacional é muito especial”, avaliou Thaís Fidelis.
O treinador da ginasta no clube paulista, Felipe Nayme, endossou o planejamento tático do primeiro semestre e projetou os ajustes para a próxima janela internacional. "Encerrar esse primeiro período com resultados tão importantes é motivo de muita satisfação. Agora seguimos na preparação para o Mundial, buscando evoluir ainda mais", destacou o técnico.
Com as vagas continentais preenchidas, a Seleção Brasileira inicia o cronograma de preparação para o Campeonato Mundial de Ginástica Artística, que acontecerá na cidade de Roterdã, nos Países Baixos (Holanda), entre os dias 17 e 25 de outubro de 2026.
Calendário nacional em Brasília
Antes do embarque para a Europa, a elite da ginástica do país terá um compromisso obrigatório em solo nacional. Em agosto, Thaís Fidelis e a equipe técnica do Sesi-SP desembarcam em Brasília (DF) para a disputa do Campeonato Brasileiro de Ginástica Artística.
O torneio nacional servirá como a principal vitrine de observação para a comissão técnica da Confederação Brasileira de Ginástica (CBG) definir as atletas titulares e reservas que vão compor a delegação oficial em Roterdã.
