“O Agente Secreto” já é o filme brasileiro mais premiado da década

 


O cinema brasileiro vive um de seus momentos mais históricos na temporada de prêmios com “O Agente Secreto”, novo longa de Kleber Mendonça Filho, que acaba de avançar na corrida do BAFTA, o Oscar britânico, com duas pré-indicações: Melhor Filme Internacional e Melhor Roteiro Original. As indicações oficiais serão anunciadas no dia 27 de janeiro.

Antes disso, neste domingo (11), o filme protagoniza um feito inédito no Globo de Ouro, ao concorrer em três categorias: Melhor Filme de Drama, Melhor Filme Internacional e Melhor Ator em Filme de Drama, para Wagner Moura. É a primeira vez que uma produção brasileira atinge esse nível de presença na principal premiação hollywoodiana fora do Oscar.

A cerimônia contará com a presença de Kleber Mendonça Filho, da produtora Emilie Lesclaux e dos atores Wagner Moura, Alice Carvalho e Gabriel Leone, além de representantes internacionais da coprodução, como a MK2 e a One Two Films.

O reconhecimento internacional não para aí. O filme recebeu o The Golden Beast, concedido pela equipe do Festival de Nova York, para a gata Carminha, que interpreta as personagens Liza e Elis, e Wagner Moura acaba de ser homenageado com o Acting Achievement Award no Astra Awards, consolidando sua atuação como uma das mais elogiadas do ano. No total, o longa já soma 52 prêmios em festivais e entidades ao redor do mundo.

“O Agente Secreto” também disputa Melhor Filme Internacional no Spirit Awards, principal prêmio do cinema independente americano, e foi indicado ao Lumières, da crítica francesa, como Melhor Coprodução Internacional. No Oscar, o filme já figura na shortlist de Melhor Filme Internacional e Elenco (para Gabriel Domingues), com as indicações finais sendo reveladas no dia 22 de janeiro.

Enquanto brilha no exterior, o filme também é um fenômeno no Brasil. Em sua décima semana em cartaz, já ultrapassou 1,1 milhão de espectadores. Na França, o público se aproxima dos 300 mil, com estreias marcadas para Itália e Espanha no dia 29 e Reino Unido e Irlanda em 20 de fevereiro.

Ambientado em 1977, o filme acompanha Marcelo, um especialista em tecnologia que retorna ao Recife tentando fugir de um passado misterioso, apenas para descobrir que a cidade está longe de oferecer o refúgio que ele procura. Misturando thriller político, drama psicológico e retrato histórico, o longa se consolida como uma das obras mais ambiciosas e impactantes do cinema brasileiro contemporâneo.

Com distribuição da Vitrine Filmes no Brasil e coprodução internacional envolvendo França, Alemanha e Holanda, “O Agente Secreto” não apenas representa o país no circuito internacional — ele o coloca definitivamente no centro da conversa cinematográfica mundial.