Uma semana depois de comemorar bons índices de audiência com o retorno do “Clube do Chaves”, o SBT parece ter deixado o clássico mexicano novamente em segundo plano. Após a reestreia do programa no último dia 2 de novembro, com direito a novo logotipo, abertura repaginada e campanha promocional destacando os episódios de Acapulco, a emissora simplesmente parou de divulgar o produto.
Na semana seguinte, nenhuma chamada foi exibida na programação anunciando o que o público verá no domingo, nenhum release foi enviado à imprensa e não há informações oficiais se o programa seguirá exibindo apenas os episódios clássicos de “Chaves” ou se também incluirá “Chapolin Colorado”.
O silêncio chama a atenção especialmente porque, na reestreia, o “Clube do Chaves” rendeu bons números ao canal. Exibido das 9h59 às 11h, o humorístico marcou 3,3 pontos de média, 4,5 de pico e 8% de share na Grande São Paulo, segundo dados consolidados da Kantar Ibope. O desempenho foi suficiente para dobrar a audiência da Record no horário, que registrou 1,8 ponto, e garantir ao SBT a vice-liderança isolada.
O bom desempenho, contudo, não se traduziu em investimento. Uma semana depois da estreia, o SBT não exibiu nenhuma chamada promovendo o programa, não divulgou release à imprensa e não esclareceu se a atração seguirá exibindo apenas episódios de “Chaves” ou se também incluirá capítulos de “Chapolin Colorado”.
A situação causa estranheza até entre os fãs mais fiéis. Desde que o SBT voltou a exibir “Chaves” no ano passado, mais de 20 episódios clássicos seguem fora do ar, sem qualquer justificativa oficial da emissora. Entre os capítulos ausentes estão alguns dos mais lembrados pelo público, como:
-
O ensaio / O mistério dos peixinhos (1973)
-
Seu Madruga sapateiro – parte 1 (1973)
-
Com quantos ovos se faz um bolo? (1974)
-
O feitiço contra o feiticeiro / Nada como ser um expert no assunto – parte 1 (1974)
-
Nada como ser um expert no assunto – parte 2 (1974)
-
Napoleão Bonaparte / O calo do Senhor Barriga (1974)
-
Discos voadores (1974)
-
Feliz Ano Novo (1976)
-
Os espíritos zombeteiros – parte 3 (1977)
-
Nem todos os bons negócios são negócios da China – parte 1 (1977)
-
A insônia do Seu Madruga – parte 3 (1977)
-
A sociedade – parte 1 (1978)
-
A sociedade – parte 2 (1978)
-
O vendedor de churros – parte 3 (1978)
-
Seu Madruga sapateiro – parte 1 (1978)
-
O sapateiro prodigioso – parte 2 (1978)
-
Seu Madruga, o sapateiro – parte 3 (1978)
-
História do Brasil – parte 1 (1978)
-
A proposta – parte 2 (1978)
-
O dia da criança (1979)
-
Os hóspedes do Senhor Barriga – partes 1 a 4 (1979)
Mesmo com a ausência de tantos episódios, a volta do programa gerou nostalgia e engajamento nas redes sociais, com fãs celebrando o retorno de um dos maiores sucessos da história da TV brasileira.
Para muitos telespectadores, o programa voltou sem que o próprio público soubesse — reflexo de um descaso evidente do SBT com um de seus maiores patrimônios afetivos.
