Vencedor de quatro prêmios no Festival de Cannes e já selecionado para diversos festivais internacionais, O Agente Secreto ganhou uma sessão especial no Palácio da Alvorada nesta quinta-feira (7). O longa foi apresentado ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que assistiu à produção em primeira mão ao lado da primeira-dama Janja, da ministra da Cultura Margareth Menezes, da secretária do audiovisual Joelma Gonzaga e convidados.
Em clima festivo, a recepção contou com frevo e a performance vibrante do grupo pernambucano Guerreiros do Passo. Parte da equipe do filme esteve presente, incluindo Kleber Mendonça Filho e Wagner Moura — premiados em Cannes como Melhor Diretor e Melhor Ator, respectivamente — além de Alice Carvalho, Carlos Francisco, Tânia Maria, a produtora Emilie Lesclaux, o diretor assistente Leonardo Lacca e a distribuidora Silvia Cruz. A Palma de Ouro de Melhor Direção, recebida por Kleber na França, também foi levada ao encontro.
“Como artista e cidadão brasileiro, foi uma honra ser recebido no Palácio da Alvorada pelo Presidente Lula e pela primeira-dama Janja. Apresentamos O Agente Secreto, uma produção brasileira feita com recursos públicos e privados, que vai representar o Brasil em quase 100 países e já foi reconhecida artisticamente no exterior. Acredito que valorizar trabalhadoras e trabalhadores da Cultura é uma prova prática de democracia”, declarou Kleber Mendonça Filho, elogiando ainda a qualidade da projeção no Cine Alvorada e a arquitetura de Oscar Niemeyer.
A noite também foi marcada por gestos simbólicos. A atriz Tânia Maria, que brilhou em Bacurau e volta a estrelar um longa de Kleber, assistiu ao filme pela primeira vez. Já Alice Carvalho prestou homenagem a Preta Gil em seu figurino, exibindo uma foto da cantora ao lado da governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra — estado natal da atriz.
Agenda internacional e pré-estreias esgotadas
Antes da estreia comercial no Brasil, marcada para 6 de novembro, O Agente Secreto seguirá em sessões especiais pelo país e no exterior. O longa foi confirmado no 63º Festival de Cinema de Nova York e abrirá o Festival de Brasília, que celebra 60 anos em 2025. As primeiras exibições públicas no Brasil, em 10 de setembro, no Cinema São Luiz e no centenário Cinema do Parque, tiveram ingressos esgotados em menos de um minuto.
A produção também integra a seção “Special Presentations” do Festival de Toronto, onde fará sua première canadense em setembro. Antes, passou por festivais na Polônia, Austrália e França, com destaque para a exibição gratuita nos jardins do Museu do Louvre.
Nos Estados Unidos, a distribuidora Neon anunciou que o lançamento será em 26 de novembro, em Nova York, seguido por Los Angeles em 5 de dezembro e, depois, em todo o território norte-americano. Ao todo, o filme já tem estreia confirmada em 94 países, incluindo China, México, Coreia do Sul, Grécia, Índia e Nova Zelândia.
A história
Ambientado no Recife de 1977, O Agente Secreto acompanha Marcelo (Wagner Moura), especialista em tecnologia que retorna à cidade natal em busca de paz, mas se vê novamente envolvido em um cenário político tenso. O elenco reúne nomes como Maria Fernanda Cândido, Gabriel Leone, Hermila Guedes, Carlos Francisco e Udo Kier.
O longa é uma coprodução entre Brasil, França, Alemanha e Holanda, com distribuição nacional pela Vitrine Filmes e lançamento internacional pela Neon e MUBI.
