O programa “Metrópolis”, da TV Cultura, terá uma semana repleta de atrações voltadas para o teatro, o cinema e a música brasileira. Com apresentação de Adriana Couto e Cunha Jr., a revista cultural vai ao ar a partir das 19h45 e traz entrevistas exclusivas com artistas de diferentes áreas, além de mergulhar em estreias e produções que movimentam a cena cultural do país.
Na terça-feira, 19 de agosto, o destaque é para o teatro. O programa revisita a trajetória de “A Alma Imoral”, peça protagonizada por Clarice Niskier que está em cartaz há 19 anos e se tornou um dos grandes fenômenos da dramaturgia nacional. A edição também traz “Intimidade Indecente”, texto de Leilah Assumpção que volta aos palcos com Marcos Caruso e Eliane Giardini, explorando com humor e delicadeza os dilemas das relações maduras. Ainda no mesmo dia, a atração acompanha os bastidores do novo longa-metragem de Cao Hamburger, Escola sem Muros, que aborda os desafios da educação pública no Brasil. O diretor e parte do elenco participam de uma conversa sobre a produção.
Na quarta-feira, 20 de agosto, o foco se volta ao cinema. O programa recebe Leandra Leal e Irene Ravache, protagonistas do filme Os Enforcados. Inspirado no clássico Macbeth, de Shakespeare, o longa tem como pano de fundo o jogo do bicho e marca o retorno do cineasta Fernando Coimbra a uma produção totalmente brasileira. A edição ainda mostra o retorno do espetáculo “Baquaqua – Documento Dramático Extraordinário” aos palcos e recebe no estúdio o duo Deekapz, que apresenta seu trabalho e fala sobre suas influências musicais.
Encerrando a semana, na sexta-feira, 22 de agosto, o musical “Djavan – Vidas pra Contar”, em cartaz em São Paulo, é o tema central. O espetáculo, que revisita a trajetória do cantor e compositor alagoano por meio de suas canções, é comentado por Gustavo Nunes, idealizador do projeto, João Fonseca, diretor artístico, além dos atores Raphael Marques, que interpreta Djavan, e Walerie Gondim, que dá vida a Gal Costa em cena.
Com uma programação que valoriza as artes cênicas e audiovisuais nacionais, o “Metrópolis” reforça sua vocação como espaço de destaque para a cultura brasileira na televisão aberta.
